Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado apresentam

Expandindo o conceito tradicional de bordado, com Itamara Ribeiro

As aulas do curso de Bordado Criativo: O uso da Tecnologia em Processos Artesanais já estão a todo vapor! 

A professora Itamara Ribeiro, está ensinando as alunas diversos tipos de pontos para que elas possam criar bordados a partir de suas memórias cotidianas e utilizar a tecnologia como suporte para essa atividade, expandindo o que já conhecem a partir do bordado tradicional. 

Além disso, ao final do curso, a turma vai conhecer algumas referências artísticas de bordado contemporâneo e aprender formas de gerar renda a partir da produção de bordados, utilizando, principalmente, as redes sociais.

Assim como as outras oficinas que integram a programação de 2020 do Caminhos da Arte, as aulas de bordado têm como objetivo oferecer capacitação artística e técnica para os moradores de Brumadinho. Quando as aulas terminarem, nós vamos compartilhar, aqui e nas nossas redes sociais, os desdobramentos de cada um dos cursos. 

Além de ser neta e filha de bordadeiras, a Itamara Ribeiro é artista visual formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde desenvolveu sua pesquisa artística em Poéticas Visuais na linha de processo de criação. 

Ela é especialista em ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, atualmente, pesquisa as dobraduras do desenho através de colagem e bordado voltado para questões femininas. 

Nos últimos quatro anos, em Belo Horizonte, ela participou de diversas exposições, intervenções urbanas e oficinas que propõe um novo olhar sobre a cidade, sobre os fazeres manuais e sobre como enxergamos as linguagens artísticas e suas possibilidades.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content